A ISO 9001 é uma norma internacional de gestão da qualidade que estabelece os requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) eficazes em uma organização. Ela foi desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e é uma das normas mais reconhecidas e amplamente utilizadas em todo o mundo. O principal objetivo da ISO 9001 é ajudar as organizações a garantir a consistência na qualidade de seus produtos ou serviços, satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e melhorar continuamente seu desempenho.

A norma é composta por 10 seções principais:

  1. Escopo: Define o SGQ, seus produtos e serviços e os processos que serão abrangidos pela norma.
  2. Política da Qualidade: Estabelece os princípios e compromissos da organização em relação à qualidade.
  3. Função da Organização: Define as responsabilidades e autoridade dos cargos dentro da organização.
  4. Sistema de Gestão da Qualidade: Descreve os processos e procedimentos que garantem a implementação e manutenção do SGQ.
  5. Responsabilidade da Liderança: Define o papel da liderança na implementação e manutenção do SGQ.
  6. Gerenciamento de Recursos: Estabelece como os recursos necessários para o SGQ serão gerenciados, como pessoas, infraestrutura e equipamentos.
  7. Realização do Produto ou Serviço: Descreve os processos de planejamento, projeto, desenvolvimento, produção, entrega e pós-venda dos produtos ou serviços.
  8. Controle de Produtos e Serviços: Define como os produtos e serviços serão monitorados e controlados para garantir a qualidade.
  9. Medição, Análise e Melhoria: Estabelece como a organização irá medir, analisar e melhorar seus processos e produtos/serviços.
  10. Melhoria Contínua: Define como a organização irá implementar e manter um processo de melhoria contínua do SGQ.
  • Maior satisfação dos clientes: A norma garante que seus produtos e serviços atendam às expectativas dos clientes, reduzindo retrabalhos e custos com defeitos.
  • Aumento da produtividade: A otimização dos processos leva a um aumento da eficiência e da produtividade, com menos desperdícios e maior agilidade na produção.
  • Melhoria da gestão dos riscos: A identificação e o tratamento de riscos potenciais minimizam as chances de falhas e problemas inesperados.
  • Melhoria da imagem da empresa: A certificação ISO 9001 demonstra o compromisso da organização com a qualidade, melhorando a credibilidade da organização perante clientes, fornecedores e investidores.
  • Escopo da Implementação: A ISO 9001 pode ser implementada para toda a organização ou para departamentos específicos. A decisão depende do tamanho e complexidade da organização.
  • Custos da Implementação: Os custos da implementação variam de acordo com o tamanho da organização, o nível de consultoria necessária e o processo de certificação escolhido.
  • Certificação ISO 9001: Embora a implementação da norma traga benefícios por si só, a certificação por um organismo acreditado formaliza a conformidade da organização e agrega ainda mais valor.

Entre em contato com a Lottus e descubra as soluções que nosso software oferece para o seu negócio!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *